Posters

Para visualizar os arquivos completos, é necessário ter instalado em seu computador o Adobe Reader.

UMA ABORDAGEM INTUITIVA DO CONCEITO DE FUNÇÃO MEDIANTE PESQUISA DE CAMPO

Autor(es): Alberto Carlos Costa de Morais Júnior, Ana Paula Pereira do Nascimento Silva, Edna de Araújo Cunha, José Alexandre Felix de Freitas, José Damião Souza de Oliveira, Maria Isabel da Costa Pereira, Giselle Costa de Sousa (orientadora)
Resumo: O presente estudo discute a construção do conceito de função mediante a análise intuitiva dos dados coletados em uma pesquisa de campo almejando mostrar que o referido conceito não deve...
Clique para ler o texto completo

UM JOGO PARA APRENDER LÓGICA

Autor(es): Ana Carolina Feitosa dos Santos, Leonardo Nelson Alves Linhares, Lucas Brígido de Oliveira, Eugeniano Brito Martins (orientador)
Resumo: Este trabalho apresenta uma experiência que objetivou desenvolver um interesse maior pela aprendizagem matemática, em alunos do Ensino Fundamental e Médio, matéria que a maioria...
Clique para ler o texto completo

APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA EUCLIDIANA PLANA NO ENSINO MÉDIO: O AXIOMA DAS PARALELAS

Autor(es): Antônio Jorge Lima Barbosa
Resumo: O presente trabalho busca apresentar uma discussão teórica relativa às dificuldades no processo de aprendizagem do conteúdo de ângulos entre retas, presente na disciplina de Geometria Euclidiana Plana. O referido assunto se relaciona de modo intimo com o...
Clique para ler o texto completo

O ENSINO DE MATEMÁTICA DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: formando o professor, reelaborando os saberes docentes

Autor(es): Edigites Mendes, Claudianny Amorim Noronha (orientadora)
Resumo: Este trabalho apresenta o ensaio de uma pesquisa desenvolvida com um grupo de professores da Escola Municipal Professora Maria Dalva Gomes Bezerra na cidade de Natal/RN. O objetivo desse estudo...
Clique para ler o texto completo

EXPERIMENTANDO ATIVIDADES HISTÓRICAS E CONHECENDO A TRIGONOMETRIA

Autor(es): Edna de Araújo Cunha, Maciel Araújo da Silva, Ronaldo César Duarte, Giselle Costa de Sousa (orientadora)
Resumo: A proposta deste trabalho é experimentar o desenvolvimento de atividades de História da Matemática e explorar suas potencialidades voltadas para o estudo de temas ligados a Trigonometria...
Clique para ler o texto completo

Métodos de ensino da matemática para deficientes visuais

Autor(es): Franciara Maria da Silva Rodrigues, Francisco Derilson de Melo
Resumo: O avanço das políticas de inclusão social tem conduzido às salas de aula do Sistema Educacional um número crescente de portadores de necessidades especiais. No entanto, a maior parte das escolas encontra-se sem suporte para suprir as necessidades destes alunos especiais. Em reflexão buscamos o Centro de Apoio ao Deficiente Visual – CADV, para observar...
Clique para ler o texto completo

Dificuldades de alunos da Pedagogia em relação à Matemática (UFRN)

Autor(es): Gilvana Galeno Soares, Claudianny Amorim Noronha (orientadora)
Resumo: É inegável a importância de o professor conhecer os sentimentos e conhecimentos que seus alunos têm em relação a um conteúdo e/ou disciplina, a fim de planejar uma prática que favoreça a...
Clique para ler o texto completo

HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NUMA DIMENSÃO ÉTICO-AXIOLÓGICA PARA A SALA DE AULA

Autor(es): Isaque Tertuliano Cavalcante Bezerra, Jéssica Agna Cavalcante de Andrade, Gabriela Gomes de Lima Costa, Liliane dos Santos Gutierre (coordenadora do projeto)
Resumo: O Projeto de Extensão intitulado História da Matemática numa dimensão ético-axiológica para a sala de aula da Universidade Federal do Rio Grande do Norte está contribuindo para uma ressignificação da prática educativa...
Clique para ler o texto completo

A vez da história: despertando o interesse e a melhoria da aprendizagem da matemática por meio de palestras-temáticas sobre história da matemática

Autor(es): Jânio Elpídio de Medeiros, Hélio Santos de Souza, Jacilene Pereira da Silva, Jordânia Andrezza Pontes da Silva, Cristiane Borges Angelo (orientadora)
Resumo: Este trabalho objetiva apresentar o projeto “A vez da história: despertando o interesse e a melhoria da aprendizagem da matemática por meio de palestrastemáticas sobre história da matemática”, vinculado...
Clique para ler o texto completo

UM ESTUDO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA ÁLGEBRA

Autor(es): Jaqueline de Oliveira da Silva, Josenilma Carla de Souza, Taís Maria da Silva, Tereza Cristina Machado da Câmara Gurgel, Giselle Costa de Sousa (orientadora)
Resumo: A Matemática surgiu desde épocas remotas. Com isso, sua história apresenta bastante controvérsia devido à escassez de informações confiáveis a cerca de sua origem. De fato, muitas...
Clique para ler o texto completo

MATRIZES EM NOSSAS VIDAS

Autor(es): João Marcos Oliveira Ferreira, Wallady da Silva Barroso, Alessandra Carvalho Batista, Eugeniano Brito Martins (orientador)
Resumo: Durante o ensino do conteúdo de matrizes, determinantes e sistemas lineares no 2º ano do Ensino Médio do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros, uma escola pública estadual, sugerimos ao nosso orientador...
Clique para ler o texto completo

UM ESTUDO SOBRE AS COMPREENSÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA ACERCA DO CONCEITO DE PROPORCIONALIDADE

Autor(es): José Roberto Costa Júnior, Paulo Cezar de Faria (orientador)
Resumo: O estudo procura investigar as compreensões dos professores de matemática acerca do conceito de proporcionalidade, quando este é explorado via História da Matemática. Para atingirmos tal objetivo faremos um estudo do conceito de...
Clique para ler o texto completo

O ENSINO DA MATEMÁTICA NA ESCOLA DO RIO GRANDE DO NORTE (1960 A 1980)

Autor(es): Liliane dos Santos Gutierre, Wellinson Costa de Freitas
Resumo: Neste pôster apresentaremos parte da trajetória já percorrida sobre o projeto de pesquisa intitulado O ensino da Matemática na escola do Rio Grande do Norte (1960 a 1980) apresentado à Pró-reitoria de Pesquisa (PROPESQ) da Universidade Federal do Rio Grande...
Clique para ler o texto completo

Matemática através de jogos: o concreto no auxílio para a aprendizagem do abstrato

Autor(es): Marcelo Bezerra de Morais, Cláudio Márcio Medeiros de Azevedo, Maria do Socorro Aragão Paim (orientadora)
Resumo: A matemática, apesar de estar presente constantemente na vida das pessoas, é algo estranho à maioria delas que normalmente não a compreendem, chegando mesmo a temer e/ou odiá-la. Pensando nisto, desenvolvemos este trabalho com o propósito...
Clique para ler o texto completo

O ENSINO DA MATEMÁTICA PELAS ESCOLAS RADIOFÔNICAS NO RN

Autor(es): Márcia Maria Alves de Assis, Liliane dos Santos Gutierre, Iran Abreu Mendes
Resumo: As Escolas Radiofônicas do Estado do Rio Grande do Norte teve início na década de 1950 por iniciativa da Igreja Católica. Nessa década, Dom Eugênio Sales conheceu e trouxe...
Clique para ler o texto completo

O LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA E A ABORDAGEM HISTÓRICA: Um breve estudo em livros do 5º ano do ensino fundamental

Autor(es): Maria Dilma Araújo de Queiroz, Márcia Maria Alves de Assis
Resumo: Não há dúvida que o livro didático ocupa um significativo espaço na cultura escolar brasileira, ao mesmo tempo permanece como um dos suportes básicos na organização do trabalho pedagógico. Neste sentido, mesmo...
Clique para ler o texto completo

HISTÓRIA-AXIOLOGIA: UM ESTUDO SOBRE A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A SALA DE AULA

Autor(es): Maria Edilande Braz, Liliane dos Santos Gutierre
Resumo: Faço parte do Projeto de Extensão da UFRN intitulado História da Matemática numa dimensão Ético-Axiológica para a sala de aula, coordenado pela professora Drª Liliane dos Santos Gutierre. Fui...
Clique para ler o texto completo

Horta Escolar, um espaço de medida e de contagem do tempo

Autor(es): Sarah de Lima Mendes, Luana Bulhões Leandro de Oliveira, Rachel Ribeiro de Oliveira
Resumo: O trabalho com a Horta nas escolas intervém na cultura alimentar e nutricional dos alunos, tendo como base o entendimento de que é possível promover a educação integral de crianças...
Clique para ler o texto completo

O uso de materiais manipulativos para o ensino de Geometria nos Anos Finais do Ensino Fundamental

Autor(es): Thiago Florêncio Pereira, Janaína Alves Botelho Coutinho Pereira, Samilly Alexandre de Souza, Luciano Moreira da Silva Júnior, Cristiane Fernandes de Souza
Resumo: O estudo da Geometria é um campo fértil para se trabalhar com situaçõesproblemas diversificadas, além disso, é um tema pelo qual os alunos da Educação Básica costumam se interessar...
Clique para ler o texto completo

RENDIMENTO ESCOLAR EM MATEMÁTICA: UMA INFLUÊNCIA SÓCIOECONÔMICA

Autor(es): Vilka Lorena Silva de Oliveira Nogueira, Liliane dos Santos Gutierre
Resumo: Neste pôster apresentaremos nossa pesquisa de trabalho de conclusão de curso cujo objeto foi a análise do aspecto socioeconômico e sua influência no rendimento escolar do aluno do Ensino...
Clique para ler o texto completo

SBEM - RN
sbemregionalrn@yahoo.com.br  www.sbemregionalrn.com.br