Oficinas

As vagas das Oficinas 1, 2, 4, 6, 9, 10 e 11 estão esgotadas. Confira nossas outras opções.

OF1 - Os jogos nas aulas de matemática

Ministrante: Odenise Maria Bezerra(odenizebezerra@yahoo.com.br)

Resumo: O jogo é um recurso que ensina, desenvolve e educa de forma prazerosa, provoca uma mudança na postura do professor em relação ao que é ensinar matemática. Esperamos dar uma contribuição por entender que o uso de jogos nas aulas é de fundamental importância para a aprendizagem.

Público Alvo: Professores que atuam do 6º ao 9º ano do ensino fundamental

OF2 - Etnomatemática: teoria e prática em sala de aula

Ministrante: Francisco de Assis Bandeira(assisbandeira@supercabo.com.br)

Resumo: Nessa oficina, em uma concepção Etnomatemática, serão desenvolvidas atividades de ensino de matemática, ao nível do ensino fundamental, produzidas a partir da articulação entre os saberes matemáticos embutidos nas atividades laborais de um grupo social específico e os saberes matemáticos requisitados pela prática escolar.

Publico Alvo: Professores que atuam do 1º ao 9º ano do ensino fundamental

OF3 -. Estruturas Aditivas e Multiplicativas: atividades de ensino

Ministrante: Márcia Maria Alves de Assis(marciageomat@ig.com.br)

Resumo: A oficina propõe atividades práticas para uso em sala de aula com abordagem em resolução de problemas e a compreensão das crianças em sistematizar as idéias presentes envolvendo as estruturas aditivas e multiplicativas.

Público alvo:Professores que atuam do 1º ao 5º ano do ensino fundamental e estudantes de Pedagogia

OF4 - A matemática do cotidiano

Ministrante: Regina Lúcia Tarquinio de Albuquerque(areginalucia@yahoo.com.br)

Resumo: O cálculo e a resolução de problemas, objetos de estudo desta oficina, são práticas sociais inseridas no contexto mais amplo do cidadão, em especial do aluno do Ensino Fundamental. A matemática do cotidiano permite o desenvolvimento de uma série de atividades que relacionam a Matemática com o ensino de Ciências.

Público alvo: Professores que atuam do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e estudantes do curso de Pedagogia e de licenciatura em matemática

OF5 - Construção da base orientadora da ação para a assimilação do conceito de área de figuras planas

Ministrante: Neuza Maria Dantas(neuza@cefetrn.br)

Resumo: Vários são os fatores que influenciam nas dificuldades apresentadas no processo de assimilação dos conteúdos matemáticos. Dentre eles estão as questões didático-metodológicas. Na presente oficina, pretendemos apresentar uma proposta metodológica para a assimilação do conceito de área de figuras planas tendo como fundamentação teórica a Teoria da Assimilação por Etapa das Ações Mentais de P. Ya. Galperin.

Público Alvo: Professores que atuam do 6° ao 9° ano do ensino fundamental, Ensino Médio e estudantes do curso de licenciatura em matemática.

OF6 - Informática e Educação Matemática – Aplicações do GeoGebra em sala de aula.

Ministrante: Thiago Pardo Severiano(thiagopardo@gmail.com)

Resumo: O GeoGebra que é um software de matemática desenvolvido por Markus Horenwarter da Universidade de Salzburg. Ele reúne em um só programa geometria, álgebra e cálculo. O propósito deste mini-curso é apresentar uma opção para melhorar e aumentar os recursos que o professor dispõe para lecionar Matemática. Desta forma a utilização do software promove uma maior interação entre a informática e o ensino da Matemática.

Público alvo: Professores de Matemática que atuam nos anos finais do ensino fundamental, ensino médio e superior.

OF7 - Letramento Estatístico – trabalhando gráficos no ensino fundamental

Ministrante: José Paulino Filho(josepaulinofilho@hotmail.com)

Resumo: A oficina tem por objetivo refletir sobre o ensino da Estatística no Ensino fundamental e discutir alternativas metodológicas de ensino relacionadas à apresentação de dados estatísticos – tabelas e gráficos.

Público alvo: Professores dos primeiros anos do ensino fundamental.

OF8 - Compreendendo as razões trigonométricas através de planos inclinados

Ministrante: José Américo Grilo(grilojr@bol.com.br)

Resumo: A oficina será realizada através de uma seqüência de atividades que levem os alunos e professores a compreender e aplicar os conhecimentos matemáticos à problemas do cotidiano.

Público Alvo: Professores de Matemática que atuam nos anos finais do ensino fundamental, ensino médio e estudantes do curso de licenciatura de matemática.

OF9 - Confecção de jogos: uma maneira lúdica de fixar os conteúdos matemáticos.

Ministrante: Cláudio Márcio Medeiros de Azevedo(claudio.matematic@gmail.com)

Resumo: O propósito deste trabalho é inserir os jogos como recurso metodológico auxiliador no processo ensino e aprendizagem de Matemática de forma a diminuir os bloqueios que a Matemática exerce sobre alguns alunos e conseguir mostrar aos profissionais que atuam no ensino de Matemática que a utilização da técnica de origami nas aulas pode ser uma maneira criativa e atrativa de ensino-aprendizagem por despertar no aluno o estímulo em aprender.

Público alvo: Alunos e egressos dos cursos de Matemática e de Pedagogia, e profissionais que atuam no ensino de Matemática da Educação Infantil e Ensino Fundamental

OF10 - Geometria com dobradura: uma maneira lúdica de fixar os conteúdos matemáticos.

Ministrante: Marcelo Bezerra de Morais(morais.mbm@gmail.com)

Resumo: O propósito deste trabalho é inserir a técnica de origami/dobradura como recurso metodológico auxiliador no processo ensino e aprendizagem de Matemática de forma a diminuir os bloqueios que a Matemática exerce sobre alguns alunos e conseguir mostrar aos profissionais que atuam no ensino de Matemática que a utilização da técnica de origami nas aulas pode ser uma maneira criativa e atrativa de ensino-aprendizagem por despertar no aluno o estímulo em aprender.

Público alvo: Alunos e egressos dos cursos de Matemática e de Pedagogia, e profissionais que atuam no ensino de Matemática da Educação Infantil e Ensino Fundamental.

OF11 - Jogos Boole: a maneira divertida de estimular o interesse pela descoberta.

Ministrantes: Anilda Pereira da S. Guimarães(guimaraesap2@yahoo.com.br) e Verônica Álvares de Araujo de Sousa(verônica.alvares@ig.com.br)

Resumo: O objetivo desta oficina é discutir a importância do desenvolvimento do raciocínio a partir de histórias lógicas. Através da utilização de baralhos ilustrados possibilita a busca se soluções de maneira investigativa, testando hipóteses e buscando estratégias para resolver os problemas de forma lúdica.

Público Alvo: Professores que atuam do 1º ao 6º ano do ensino fundamental e estudantes do curso de pedagogia.

OF12 - O uso de Material Dourado nas operações fundamentais

Ministrante: Edilson Maia(edilsonmaia@supercabo.com.br)

Resumo: A oficina tem por objetivo possibilitar aos participantes maior compreensibilidade na aplicação do algoritmo das operações fundamentais, utilizando o Material Dourado, além de compartilharmos experiências pedagógicas no processo ensino-aprendizagem.

Público alvo: Educadores que atuam no Ensino Fundamental – anos iniciais

SBEM - RN
sbemregionalrn@yahoo.com.br Telefone: (84) 3232-6245 / 9925-2888